sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PRIMITIVO (Primeval)



Título Original: Primeval
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 93 minutos 
Ano de Lançamento (EUA): 
2007


Direção: Michael Katleman 
Roteiro: John D. Brancato e Michael Ferris 

Elenco:
Dominic Purcell (Tim Manfrey)
Brooke Langton (Aviva Masters) 
Orlando Jones (Steven Johnson)
Jürgen Prochnow (Jacob Krieg)
Gideon Emery (Mathew Collins)
Gabriel Malema (Jojo)

Sinopse:
Inspirado na história real de um crocodilo de 7 metros que já devorou em média 300 pessoas. Primitivo é um intenso e aterrorizante filme de horror estrelado por Dominic Purcell (do seriado de TV Prison Break) e Orlando Jones. Uma equipe de jornalistas americanos determinados a capturar o voraz monstro e interromper a carnificina, viaja para as mais profundas e obscuras regiões da selva africana para caçar sua presa. Mas a criatura também está caçando - sempre atento, sempre camuflado e faminto por carne humana. O medo aterrorizante que continua deixando rastros de sangue e horror por onde passa. Você vai perder o fôlego em Primitivo.

O serial Killer:
Gustave, um crocodilo-do-nilo que vive no Burundi, pequeno país da África central. Segundo consta, o réptil uns 7 metros (ou mais) de comprimento, mais de 900 kg, tendo devorado mais de 300 seres humanos às margens do Rio Rusizi, que desemboca no famoso Lago Tanganica. Este animal existe de fato, mas logicamente o Gustave que vemos no filme é uma versão 'Frankenstein' do animal. Os efeitos estão bem acima da média, com um animal totalmente em C.G. e uma montagem com o ambiente bem convincente, Gustave convence. Pena que são cortes muito rápidos, mas nada que prejudique ver a fera direitinho. Os movimentos rápidos e violentos do monstro em ação impressionam e assustam, nem parece que ele seja tão pesado, até porque ele chega a dar uns saltos. O rosnar da fera é poderoso e a reação da água é muito bem cuidada.

Os personagens:
Temos a equipe de jornalismo (a repórter gostosa e pseudo-salvadora, o repórter macho que vai obrigado e o camera-man metido a palhaço) que quer apenas se promover à custa da desgraça alheia. O guia, que é um veterano caçador, velho de guerra, que acha, e com sua razão, que o monstro deve ser abatido, ao contrário do que um biólogo, gente boa, amante e zombador da natureza quer, que é capturar ele vivo, e que seria uma pena e crueldade assassinar um animal que apenas segue seu instinto. Também temos os nativos, generais, soldados e população sofrida dessa região.

O filme:
Eu confesso que eu aluguei esse filme já esperando ver uma péssima fotografia, roteiro, direção e atuações podres, daquelas que você torce pra que os 'mocinhos' morram mesmo. Logo de início, uma tradição dos filmes de terror é logo cumprida: uma linda loira morre brutalmente nas mandíbulas de nosso serial killer da vez: Gustave.

Uma equipe de reportagem americana é enviada para a África para fazer uma reportagem sobre esses acontecimentos e de quebra, capturar o 'serial killer' para trazê-lo vivo para a America e virar 'show' de televisão (isso me lembra a história de um grande macaco). Detalhe: Isso só acontece após uma repórter americana ser vítima da fera.

Chegando lá, eles encontram um país completamente caótico, em plena guerra civil, onde a população se vê dividida entre temer o monstro e as atrocidades da ditadura local. A equipe americana fica sob os cuidados do comandante 'Harry', nome 'americanizado' para facilitar pros ianques. 

PRIMITIVO não tem nada de inovador, pelo contrário, lembra muito aquele filme do leão assassino, 'A sombra e Escuridão', com Val Kilmer. A expedição acaba tomando outro rumo após o 'engraçado' camera-man filmar uma chacina (coisa 'normal' do lugar), aí eles passam a temer represálias dos grupos militantes locais, a partir daí Gustave fica em segundo plano.

No terceiro ato é que eles lembram que o filme é sobre Gustave, o crocodilo assassino. Tem uma parte em que o camera-man é perseguido por Gustave, e ele até faz umas caretas e mostra o dedo pro monstro que corre e salta como se tivesse apenas 50 kg. Acho que é a pior parte do filme, já o contrario da cena em que Gustave fica com a cabeça dentro do carro é bem empolgante, lembrando Jurassic Park. Bom, a verdade é que o crocodilo Gustave, acaba sendo apenas uma desculpa para mostrar a situação realmente aterrorizante para os habitantes daquela região assolada pela guerra civil. Gustave não é nada comparado ao regime militar que abusa do poder e que é o responsável pela criação do monstro, já que o mesmo cresceu se alimentando de corpos despejados no rio durante anos de ditadura, agora Gustave provou e gostou da carne humana e não quer outra.

No fim das contas, PRIMITIVO é um filme assistível, com um certo conteúdo interessante, que além dos desmembramentos, tem efeitos legais, boas cenas de ação que não chegam ao absurdo e com um final já esperado e correto.

Cotação: 6/10

6 comentários:

  1. Hummmm Muito bom ;)
    depois alugo pra ver kkkkkk

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Preconceito demais para alugar esse filme pela temática principal, o crocodilo. :S
    ahahaha x)

    depois alugo pra ver kkkkkk [2]


    :*8
    haha^^

    ResponderExcluir
  3. aparece peitinhos?
    geralmente, nesses filmes trashes aparecem peitinhos!

    ResponderExcluir
  4. E prexecas Cabeludas...heauiea

    ResponderExcluir
  5. muito legal eu nuca assintis

    ResponderExcluir

O que você achou?