terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O SEGREDO DO CÉU

Título original: Night Skies
EUA, 2007

Direcção: Roy Knyrim
Roteiro: Steve B. Harris

Elenco: Jason Connery (Richard); A.J. Cook (Lilly); George Stults (Matt); Ashley Peldon (Molly); Joseph Sikora (Joe); Gwendoline Yeo (June); Michael Dorn (Kyle); Jerry L. Jackson (pregador da Rádio); John McCain (ele mesmo)





“Seis pessoas foram aterrorizadas. Duas foram abduzidas. Apenas uma sobreviveu para contar a assustadora verdade.”


O filme começa logo com um pequeno pronunciamento do o Senador John McCain, que perdeu as eleições para presidente dos EUA recentemente, sobre o aparecimento das misteriosas luzes no céu do Arizona em 13 de março de 1997. Artifício usado para causar uma certa tensão no telespectador e reforçar a premissa de que tudo que irá ser mostrado é de fato uma reconstituição fiel dos acontecimentos, dos quais foram relatados pelo sobrevivente através de hipnose e regressão anos após o choque de tal experiência.

Nossos personagens são 5 jovens viajando numa van, Matt (George Stults) e Lilly (A.J.Cook,"Premonição 2"), Joe (oseph Sikora) e June (Gwendoline Yeo) e a irmãzinha mais nova do Matt, Molly. Enquanto Matt dirige a van todos os outros, menos sua namorada correta e de bom senso que fica indo no banheiro vomitar de instante em instante, se divertem com piadinhas sacanas como o de costume. Temos também, Richard (Jason Connery), um ex-combatente, ex-prisioneiro de guerra, e ex-alcoólatra que se junta como única esperança real de sobrevivência para o que há por vir.

O diretor da vez é Roy Knyrim (Portão do Cemitério, filme altamente trash em que dois eco-ativistas libertam um demônio da Tasmânia assassino modificado geneticamente, que ataca um grupo de jonvens que filmam um filme caseiro sobre zumbis em um cemitério, é hilário hahahaha). Tem muito o que falar nele não, já que não tem nenhum filme de expressão em seu pequeno currículo de 4 filmes.

Vamos ao filme. As atuações são amadoras e algumas situações são muito mal contadas, como quando Matt sai sozinha na floresta escura pensando ter visto sua namorada Lilly, sendo supostamente atacado e depois retorna como se nada tivesse acontecido.

Durante a viajem, entre uma vomitada e outra, Lilly avista as luzes estranhas no céu, não avisa a ninguém, e fica olhando, e olhando, e olhando como se fosse normal, cerca de 7 luzes voarem uniformemente e em formação triangular sincronizadíssimas... Finalmente, ela resolve que aquilo é estranho, e avisa a todos, que começam a disputar a janela pra ver também, inclusive Matt, que esquece que tá dirigindo, não ver um veiculo parado no meio da estrada, causando um acidente que danifica a van, deixando todos presos no meio do nada. Para piorar a situação, descobrem que Joe caiu em cima de uma enorme faca que fica cravada até o cabo em suas costas, causando desespero geral. É aí que entra o nosso herói, Richard, dono do veículo que estava parado na estrada. Logicamente ele acaba sendo recebido com muita hostilidade, principalmente por Matt (novidade hein?), que pelo que deu pra notar não passa de um jogador, musculoso e sem cérebro. Por outro lado, a irmãzinha dele, Molly, já vai logo se engraçando pro lado do veterano, que cheio de cicatrizes faz um discurso sobre o quão difícil foi a vida e etc, ganhando assim o coração da adolescente.

Daí em diante o filme começa a ficar maçante, foca muito no desespero de todos com relação ao Joe, mesmo que sensato, isso deixou o filme cansativo, e se não fosse pelas aparições dos ETs, eu teria parado de assistir dalí mesmo. O filme melhora quando Matt e Richard decidem seguir em direção a uns cabos de energia, que logicamente levariam pra alguma casa para pedir ajuda, mesmo que no meio do nada, então começa a ter ação.

Algumas coisas são irritantes, como o fato de que eles estavam com uma câmera, da qual Joe ficava filmando sua namorada oriental durante a viajem, e não filmaram nadinha daquela situação, nem mesmo as luzes no céu. POOOOR QUEEEEEEEEE???????? Pensando bem,
isso é duvidoso, a não ser que essa câmera tenha sido encontrada pelas autoridades, caso contrário, a existencia dessa câmera foi uma infeliz idéia de quem escreveu o roteiro.

Os efeitos são básicos, pois é notório a falta de grana para realizá-lo. Os ETs não são em CGI (ainda bem, odeio o ET computadorizado e borrachudo do Indiana Jones 4), são fantasias mesmo, roupa e mascara, que por sinal são bem sinistras, meio toscas, é verdade, mas estavam legais hahahaha. A expressão dura e carrancuda dos ETs assustará crianças com certeza.

A conclusão é a óbvia: alguém sobrevive pra contar esses eventos. A dúvida é natural, já que muitas das coisas ali mostradas surgem como absurdas e podem ficar apenas como produto da imaginação do suposto traumatizado sobrevivente.

SEGREDOS DO CÉU é um filme que dá pra assistir na boa, que, apesar do seu ritmo arrastado e notório baixo orçamento, ganha pontos por não criar situações absurdas e exageradas dando mais veracidade aos fatos, conseguindo assim alimentar a imaginação de todos com relação aos eventos daquela noite de 1997 e interessados em seres extraterrestres.

Ah, durante os créditos finais, é mostrada uma filmagem original de câmera amadora das tais luzes de Phoenix.

Nota: 7/10


AS LUZES DE PHOENIX

Sobre as misteriosas luzes, de fato esse evento ocorreu e repercutiu muito na época, inclusive foi muito investigado. Os militares alegaram que eram foguetes sinalizadores, mesmo não provando nada por completo, apesar de pessoas centenas terem afirmado ter visto jatos militares perseguirem e até a interceptar um desses "foguetes sinalizadores", é essa a explicação oficial pra tudo isso. E para complicar mais ainda todo esse mistério, as luzes foram vistas por volta das 22h, mas o curioso é que há relatos de que um grande objeto de forma triangular e luminoso foi visto sobrevoando a cidade por volta das 20h da mesma noite, e o fato dessas luzes acabou por desviar a atenção do que poderia ser de fato uma espaçonave.

Se foi real ou não, ninguém sabe ao certo. O fato é que em 1997 uma formação organizada de luzes foram avistadas por uma população inteira e estranhos acontecimentos se seguiram naquela noite, que até hoje, não foram completamente esclarecidos. Com o passar dos anos outros registros em vídeo/fotografia têm sido feitos, mas não em tão grande escala como o daquela noite de 13 de março de 1997.


12 comentários:

  1. é filme ou documentário? E cadê a nota pra esse?

    ResponderExcluir
  2. Telá sim, antes de eu falar sobre o fato real das luzes.
    Nota: 7/10

    É filme, 6 jovens viajando e são atacados pelos ETs... tudo isso baseado no depoimento de um sobrevivente deles... é um tipico Thriler de Sci-Fi/Terror.

    ResponderExcluir
  3. Achei um filme muito bom mesmo do começo ao fim, não sei se o autor dos comentários percebeu ou se dormiu na hora mas quando Matt volta, não é mais o Matt pois o comportamento dele fica diferente, então, muito provavelmente era um alienígena. Interessante que ele volta para atrair os outros de dentro do ônibus. O primeiro a ser atraído foi o Richard mas como o cara tava armado conseguiu voltar são e salvo. A partir daí segue muita ação, os fatos tornam o filme inteligente. Infelizmente os efeitos especiais não são muito bons mas são mais que suficientes para atrair a atenção dos que gostam de filmes de ficção. Pra mim nota 8,5. Fuiiiiii

    ResponderExcluir
  4. certo mas quando o Matt volta para o ônibus, se ele fosse um alienígena, a lanterna que tava na mão da namorada dele teria no minimo falhado, e o radio teria ligado sozinho, enfim algo de diferente no ambiente. Sei lá, não discarto a idéia mas que fico no ar o que realmente era pra ser, isso fico.
    Nota 8,5.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. besta meu se iso esiste emuito irado

    ResponderExcluir
  6. toooooooooooooo
    commmmmmmmmmmmm
    medoooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Achei otimo o fim do começo ao fim. Vemos que não é uma grande produção mas deu o seu recado. O que eu gostaria de saber mais é sobre o Richard. Como ele está agora. E quem eram na verdade os outros que sumiram.

    ResponderExcluir
  8. Alguém tem noticia sobre o Richard?????

    ResponderExcluir
  9. Gente, eu queria saber mais sobre o Richard. Será que esse era o nome real dele. Parece que ele fez terapia de regressão pra se lembrar detudo, além do que ele se lembrou depois de algum tempo.
    Esse homem sofreu horrores.
    estou fazendo um leventamento sobre o Richard, mais até agora não conseguí nada na internet.
    Se alguém puder me ajudar. mandem pra Hirlaniglesias@r7.com.

    ResponderExcluir
  10. No final o texto explica q o kra foi encontrado a cento e tantos km de onde estava seu carro e q os corpos dos jovens não foram encontrados, porem algumas questões ficam abertas: Quem eram esses jovens? segundo o texto o ônibus foi achado mas não falam nada dos jovens, se o ônibus tinha dono dá pra chegar no dono.. outra questão não esclarecida é como aquele policial achou o kra enterrado e escondido no meio de arbustos se ele estava de carro?

    ResponderExcluir
  11. Incrível como todos os filmes são passíveis de erro!! Em "O Segredo do Céu",ainda no início do filme,Richard comenta com Molly a respeito das cicatrizes no punho dele,consequência da época em que foi torturado quando era combatente de guerra. Quando encontra-se abduzido em uma das naves espaciais do grupo de alienígenas,ao encontrar seu revólver(que esteve com Lilly,com o qual ela queria se defender,assim que fugiu da abandonada casa arrombada pelos aliens),Richard pega o objeto;e aí,através do close oferecido pela própria câmera,percebe-se que os punhos estão intactos,ou seja,sem as tais cicatrizes(como não se sabe o porquê disto,eis uma incoerência do próprio filme)!! É... Hollywood também comete lá seus erros... Porém erros perceptíveis!

    ResponderExcluir
  12. A respeito de Joe ter ou não filmado as luzes já avistadas no céu: Sim,o próprio Joe as filmou! Não me lembro do tempo exato em que isto foi demonstrado,porém tomem como referência o momento em que June aponta as tais luzes ao marido (Joe). Quase logo em seguida,ambos comentam com Lilly acerca do fato e pedem-na para que observe o estranho fenômeno junto com eles (se não me engano,até o próprio matt fora avisado). Quando é exibida uma das cenas em que os 3 estão à janela,e simultaneamente de costas aos telespectadores,Joe filma o evento com sua câmera,fazendo o enquadramento das luzes de baixo para cima. Outra correção: Um pouco antes do encerramento do filme,o texto final,exibido em Inglês (idioma original do filme),relata que nem a RV de Matt nem a caminhonete de Richard foram encontrados no lugar da abdução. Lembrem-se de que a luz verde emitida pela nave espacial dos aliens (que sequer foi exibida no filme)abduziu a velha casa onde Lilly e Richard tentaram se esconder dos alienígenas. Portanto subtende-se que a mesma nave abduziu os veículos de Matt e Richard,além de levar junto a cãmera de Joe,a qual continha as imagens das luzes gravadas nela.

    ResponderExcluir

O que você achou?