![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNP30DcxkTd8KxqnZweO9QibFZXZKD1lFjCqYR4isVt75cqP3Zult27MpHEar7mvQeznJDgHYLdb7Gg0Tr3mK8LPiAgbK9V3cWDXnSIeyBqDUPmtPsYx6HeggdaWnwU7Sfro5rVfRN9A/s320/halloween07-1.jpg)
Título Original:
HALLOWEEN
Roteiro/Direção:
Rob Zombie
Elenco:
Malcolm McDowell, Brad Dourif e Daeg Faerch
Como fã de filmes de terror, entendo que os clássicos devem ser respeitados. Mas tudo tem limite. Podem me crucificar pelo que eu vou dizer, mas Halloween é uma bosta. E eu estou falando do filme original de 1978, dirigido por John Carpenter. De bom mesmo, só a aquela musiquinha sinistra.
Por isso, apesar de odiar refilmagens, me empolguei quando fiquei sabendo que Rob Zombie iria dar vida nova a Michael Myers. Achei que Rob, depois de fazer bons filmes com pouca grana, iria arrebentar tudo dessa vez. Ele teria um personagem conhecido mundialmente para trabalhar e ainda a grana da Dimension Filmes.
Mas eis que Halloween - O Início (Halloween EUA, 2007) decepciona consideravelmente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU8ZHCYtBkHJim1DwLLCAHlw2ZhByKWVWcqsEFdxkLHn4AXbIuLl8DQihiGkQ3KB278933tEYUxCySjvDJnPhUALBCnpV9clnYV0Kkea2PQswGXhk0cFHtDW72DASi81J0ooCskkNWqg/s200/halloween103108b.jpg)
O filme de John Carpenter apresentava um serial killer mascarado que saía matando a torto e a direita. O espectador não sabia quem diabos era o cara, nem o que ele queria. Na nova versão, Rob Zombie nos apresenta o passado de Michael e tenta mostrar o motivo da sua loucura. Tudo isso para criar uma aproximação maior do personagem com o público. Idéia louvável, os problemas foram os clichês.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqLXfNV88HQjloCPZrJxryMl_cvXQApuswihV9UAmC7gxMNMkV3VbC1_Tbdc6KFWz123mXMznCP4TRh383zW3cB6IprAGEOd8Hf2CWLmBSRPt574CfIh9TH1B0P4OBmyRYhJQcVYYQdQ/s200/hall.jpg)
E eles são muitos. Michael Myers vive em um ambiente familiar tumultuado. A mãe é stripper, o padrasto é alcoólatra e vagabundo, e sua irmã é a vadia da escola. No centro desse trio de ferro estão o jovem Myers e a sua pequena irmã caçula Laurie, o único dos Myers por quem o moleque sente algum sentimento bom. Então o garoto escolhe um dia do Halloween e resolve apavorar. Começa matando um menino que o ameaça na escola e, à noite, desconta sua fúria na família. Menos na sua irmã pequena e na sua mãe, que chega depois que os crimes aconteceram. A partir daí, começam as explicações sobre o comportamento de Michael Myers. Quer dizer, o filme finge mostrar isso. Não há explicação nenhuma. Apenas várias e várias cenas com consultas do psicólogo (interpretado por Malcolm McDowell, que atua tão mal que parece que está com vergonha de estar em cena).
Se a idéia era mostrar “O Início”, ficou só na idéias mesmo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyHlWa7ZcAg7ybKu22vP8e3wMykd0q_yAkVwq3AcH739ZpDvjVm5DOHSw96nCqrbMavQ6j4gMG1znyKQohHvfHc80zVuaryRGrfmzgfXPuWZbmv6X___zbaf5unaZmN0tYarUJrgVC6g/s200/Halloween06932.jpg)
O resto do filme é igual ao anterior. Depois de adulto, Michael Myers foge do hospital psiquiátrico, volta à sua cidade natal, coloca uma máscara e toca o terror. Nem as mortes dos personagens trouxeram algo de novo.
Depois de ver esse filme, eu tive vergonha de ter acreditado que uma refilmagem seria legal.
E a crítica acabou aqui. Nota: 4/10
Nota do Editor: Halloween - O Início estreou nos EUA no ano passado e só no dia 23 de julho chegou aos cinemas brasileiros. Alguém pode avisar ao pessoal das distribuidoras que essa demora em trazer o filme para cá acarreta em pirataria? Por que esse filme já tava na internet há tempo. Eu mesmo baixei.
Por Geraldo De Fraga (http://infernorama.zip.net)